Hemorróidas são vasos sanguíneos dolorosas e inchados no ânus. Eles podem causar tanto desconforto, sangramento ou coceira.
A formação de hemorróidas podem ser causados por um excesso de pressão sobre os vasos sanguíneos em torno da área pélvica ou retal. Algumas possíveis causas de hemorróidas são constipação e diarréia. Evacuação frequente ou difícil pode causar o estresse sobre a área do pavimento pélvico, o que pode levar ao desenvolvimento de hemorróidas.
Hemorróida também é comum em mulheres grávidas. Isso é causado pelo aumento da pressão sobre a região pélvica como o bebê se torna maior e mais pesado. O parto também pode fazer as hemorróidas ficarem pior, já que a mãe exerce uma grande pressão sobre a área pélvica.
Existem dois tipos de hemorróidas, como hemorróidas internas (dentro do reto) e hemorróidas externas (em torno do ânus). Você pode ter qualquer um dos dois tipos ou você pode ter os dois ao mesmo tempo. Os sintomas podem variar, dependendo do tipo de hemorróidas.
Tratamento de hemorróida depende de qual tipo de hemorróida que você tem. A seguir estão alguns dos tratamentos e procedimentos mais eficazes para hemorróidas.
Cirurgias e Procedimentos para tratar hemorróidas
Diatermia e Eletroterapia Bipolar
Diatermia bipolar é também conhecida como eletroterapia bipolar, diatermia, BICAP coagulação ou coagulação bipolar. É um processo que é mais utilizado para o tratamento da fase inicial de hemorróidas.
Diatermia é um dos procedimentos para o tratamento de hemorróidas. Neste procedimento, o calor é produzido com o uso de uma corrente eléctrica de alta frequência. Ele usa cerca de 300 KHz até 3 MHz de eletricidade para ativar nervos e músculos. Esta corrente eléctrica é utilizada para estimular a coagulação ou a destruir os tecidos do corpo.
Um tipo de diatermia é a diatermia monopolar. Ele usa uma placa eléctrica para produzir e aplicar calor para dentro da parte do corpo. O calor vai deixar os vasos sanguíneos sem sangramento para coagular e destruir os tecidos.
Outro tipo de diatermia é diatermia bipolar. Ele usa dois eletrodos que são colocados por uma pinça na qual a corrente passa para a parte do corpo afetada. A corrente vem de um elétrodo e retorna para o outro elétrodo. A corrente eléctrica vai aquecer o tecido corporal que vai induzir a coagulação de tecidos.
Cauterização
Cauterização é um procedimento em que os produtos químicos ou eletricidade é usada para aquecer os tecidos afetados das hemorróidas e deixá-los morrer.
Durante cauterização, o calor é aplicado ao tecido para induzir a coagulação. Ele irá conduzir à morte do tecido e de vedação de vasos sanguíneos.
Cauterização é uma forma mais acessível e não-cirúrgico de tratamento de hemorróidas. Ele só precisa de um período de recuperação muito curto.
Em electrocauterização, a corrente eléctrica é aplicada sobre o tecido através de um fio. Ele será executado através do corpo e aquecer o tecido. Isso fará com que o tecido pare de se degradar. A corrente vai voltar para a máquina através de uma camada de terra. É mais preferido que a cauterização química.
A única desvantagem deste procedimento é que ele pode deixar uma cicatriz dura. Mas esta cicatriz pode agir como uma protecção para os vasos sanguíneos e pode prevenir futuras inflamações.
A hemorroidectomia grampeada
Ele procedimento também é conhecida como a técnica de grampeamento. Este procedimento envolve a remoção cirúrgica das hemorróidas inchados e salientes e o reposicionamento dos tecidos restantes de volta para sua posição original. Este procedimento geralmente é feito para tratar casos graves de hemorróidas.
Existem duas versões mais recentes desta cirurgia, como STARR ou ressecção rectal transanal grampeado e PPH ou procedimento para prolapso de hemorróidas.
Em Starr,um agrafador cirúrgico é usado para remover o tecido hemorroidal superior ou retal. Ele só precisa de alguns dias de tempo de recuperação.
PPH é um procedimento que usa um grampeador circular para minimizar as hemorróidas do tipo prolapso. Ele também requer tempo de recuperação mínimo.
Hemorrhoidolysis
Hemorrhoidolysis também é conhecido como eletroterapia galvânica. Neste procedimento, o eletrodo é utilizado para chocar cada hemorróida para voltar ao seu estado normal. Este tratamento é muito rápido. Usa apenas um tratamento único para cada hemorróida.
Injeção – escleroterapia
Escleroterapia é um procedimento que dá resultados com mais sucesso do que a ligadura elástica. Durante a escleroterapia, fenol (um agente esclerosante) é injectado dentro da hemorróida. Isto fará com que os vasos sanguíneos consigam se encolher e murchar.
Coagulação a Laser
Cirurgia de coagulação com laser é um processo que utiliza um feixe de laser ou corrente elétrica para excisar e vaporizar as hemorróidas. O fluxo de sangue para as hemorróidas é interrompido.
É uma cirurgia menos invasiva e também menos dispendiosa. Ela também provoca dor pós-operatória mínima. Ele também precisa de menos tempo de recuperação.
Ligadura elástica
A ligadura elástica é um dos tratamentos recomendados para estágios iniciais de hemorróidas. Diz-se ser 87% eficaz para curar hemorróidas.
Neste procedimento, as bandas de borracha elásticas são colocadas sobre a hemorróida para cortar o fornecimento de sangue. Deve ser de 1 cm acima da linha dentada. Se for colocado muito perto da linha dentada, terá como resultado a dor extrema. Depois de 5 ou 7 dias, a hemorróida irá murchar e, eventualmente, cair.
Dearterialisação Transanal
Dearterialisação Transanal é um procedimento que é feito para tratar hemorróidas internas.
Neste procedimento semi-invasivo, um transdutor anoscópio e doppler são utilizados para identificar as artérias hemorroidais que se alimentam de sangue para nutrir as hemorróidas. Depois de identificar as artérias, estes são ligados para reduzir o fluxo sanguíneo para os tecidos hemorroidais. Se houver prolapsos, estes são reposicionados para a posição inicial.
Este procedimento provoca dor mínima após a operação.
Fotocoagulação com radiação infravermelha
Fotocoagulação infravermelha é um processo que utiliza um dispositivo de infravermelho. O feixe de infravermelhos intenso vai aquecer a hemorróida, o que irá resultar em coagulação. Isto irá cortar o fornecimento de sangue para as hemorróidas. A hemorróida vai encolher e morrer.
Apenas uma hemorróida pode ser tratada ao mesmo tempo. Ele só pode ser usado para pequenas e médias hemorróidas internas.
Este pode ser um procedimento doloroso e também dispendioso.
Atomização
Atomização é um novo processo no tratamento de hemorróidas. Trata-se a vaporização de hemorróidas. Um atomizador é utilizado para aplicar uma corrente elétrica para os tecidos que irão vaporizar.
Atomização é um procedimento não-invasivo. Ele geralmente não causa dor durante a cirurgia. Não há possibilidade de reincidência de hemorróidas após este tratamento. Também é muito mais acessível do que a hemorroidectomia.