As hemorróidas são estruturas vasculares encontradas no canal anal, e ajudam no controle das fezes. Podem se tornar patológicas quando incham e ter sintomas diferentes, dependendo do tipo de inflamação. Normalmente, agem como uma almofada, pois são compostas por tecido conjuntivo. Há dois tipos principais de hemorróidas patológicas; hemorróidas internas e externas. Nas hemorróidas internas pode haver sangramento retal mas nenhuma dor enquanto que nas externas há dor intensa e inchaço na área. Geralmente, são causadas por pressão sobre as veias, como durante a gravidez ou pela força a defecar quando se está constipado. São uma ocorrência comum, e felizmente costumam responder à medicação.
Os diferentes tipos de hemorróidas incluem as hemorróidas internas. Os sintomas destas hemorróidas são sangramento retal durante a evacuação ou depois e pele vermelha e brilhante ao redor da área anal. Outros sintomas que podem ser experimentados são uma descarga de muco, coceira, incontinência fecal e uma massa perianal caso existam hemorróidas de prolapso através do ânus. As hemorróidas internas podem ser classificadas de acordo com o nível de prolapso, o que nos conduz ao próximo parágrafo.
As hemorróidas de prolapso têm três níveis. O tecido prolapso pode regressar ao seu lugar normal por conta própria depois de uma evacuação, o prolapso pode exigir que o paciente o empurre de volta, sendo o último e mais doloroso quando o prolapso não pode ser empurrado para trás pelo paciente. O tecido de prolapso geralmente resulta em prurido e irritação em torno do ânus pois, sendo saliente, recolhe muco e partículas minúsculas fecais.
As hemorróidas externas são geralmente de cor azulada e ocorrem como um nódulo doloroso fora do ânus. Normalmente, ocorrem após uma intensidade incomum e prolongada de esforço. A dor pode se resolver em dois ou três dias, embora o inchaço possa demorar mais tempo a desaparecer, com duração até de algumas semanas. No entanto, as hemorróidas externas podem tornar-se trombosadas e resultar em sérios problemas e muita dor.
As hemorróidas trombosadas são causadas por um coágulo de sangue que ocorre na pele firmemente fixada aos tecidos anais subjacentes. A pressão nestes tecidos intensifica-se rapidamente e a dor resultante é constante e pode ser muito grave. A pele pode romper e o sangue coagulado irá começar a vazar devido à pressão elevada. Estas hemorróidas causam uma série de desconforto, em comparação com os períodos desconfortáveis intermitentes experimentados em hemorróidas externas.
As hemorróidas sangrantes são extremamente dolorosas e podem resultar em novas infeções. Ocorrem quando a irritação e a inflamação dos tecidos hemorroidários escalam até acontecer rutura. Além disso, enquanto estão sangrando a cura levará mais tempo pelo que deverá tomar cuidados imediatos para parar o sangramento, o mais rapidamente possível. É possível diminuir e aliviar a irritação, assim como parar o sangramento.
As hemorróidas crónicas podem ser internas ou externas. Acontecem quando os sintomas são recorrentes e os remédios caseiros perdem o efeito. Podem ser tratadas cirurgicamente, especialmente ocorrerem em conjunto com outras doenças sintomáticas, como a fístula, papila e fissuras.
As hemorróidas coaguladas referem-se aos tecidos hemorroidários mortos que são deixados para trás após a terapia de coagulação. Este é um procedimento médico que é usado para tratar pequenas e médias hemorróidas. Um dispositivo cria um feixe de luz infravermelha que produz calor e que cicatriza o tecido. Assim, cortando o fornecimento de sangue para os tecidos vasculares, a hemorróida morre. Uma cicatriz normalmente se forma ao longo da parede do canal anal como um resultado do processo.
As hemorróidas estranguladas são hemorróidas internas que se desenvolveram até o grau 4 e não podem, portanto, ser empurradas para trás manualmente. Ocorrem quando o abastecimento de sangue para uma hemorróida interna é cortado ou comprometido. Isso resulta na necrose da hemorróida. A morte de uma hemorróida geralmente é uma coisa boa, mas neste caso há um maior risco de complicações e pode levar à infeção, trombose, sepse ou gangrena. O tratamento das hemorróidas estranguladas passa por um procedimento cirúrgico chamado hemorroidectomia.
As hemorróidas infetadas são hemorróidas estranguladas que morreram e resultaram em complicações. No caso das hemorróidas externas, são aquelas que sofreram trombose ao ponto do aparecimento duma infeção. Um abcesso normalmente se forma quando ocorre uma infeção localizada resultando na formação e descarga de pus. Isto pode levar a uma infeção generalizada ou sépsis. A cirurgia é o tratamento mais eficaz neste caso.
As hemorróidas inflamadas são hemorróidas inchadas, irritadas e dolorosas, como resultado de patógenos. A inflamação pode ser aguda ou crônica. As hemorróidas agudamente inflamadas podem ser muito desconfortáveis pois a irritação e a coceira podem fazê-lo enlouquecer. No entanto, coçar só vai piorar a situação. É preferível locar gelo na área para aliviar a comichão. Aplicar um bloco de gelo na área por 15 minutos cinco vezes por dia.
O tratamento de hemorróidas pode efetivamente ser feito em casa. Adicionar fibras à sua dieta vai amolecer as fezes o suficiente para diminuir a pressão exercida sobre as hemorróidas. Os alimentos que são ricos em fibras incluem o feijão, brócolis, trigo, frutas, bem como alimentos de grãos integrais. Você deve começar devagar, porque o aumento do teor de fibras em sua dieta drasticamente pode ser pior para a sua condição. Também pode tentar suplementos de fibras e lembre-se de aumentar a sua ingestão de líquidos.
O exercício pode ajudar a estimular os seus movimentos intestinais e também a ajudá-lo a perder peso, o que irá reduzir a pressão que está sendo colocada sobre suas hemorróidas. O estabelecimento de um hábito intestinal regular pode ajudar a prevenir as hemorróidas e aliviar os sintomas. Quando sentir vontade de ir ao banheiro, não demore, pois isso pode causar o retorno das fezes e resultar em hemorróidas. Um remédio eficaz é o uso de um banho de assento. Este é um banho de água quente especificamente para as nádegas e quadris. Ele ajuda a aliviar a irritação, coceira e o músculo do esfíncter dos espasmos. Seque suavemente depois ou use um secador de cabelo. Também pode procurar alívio tópico através da aplicação de cremes sem prescrição para aliviar a coceira e a irritação.
Os procedimentos feitos por médicos incluem são a colocação duma faixa de borracha, onde elástico é colocado ao redor da base da hemorróida de modo a encolher o tamanho da hemorróida e a cicatrizar o tecido em torno dele. Outro procedimento usado é a hemorroidectomia que é um processo cirúrgico que cura 95% dos casos de hemorróidas. No entanto, é muito doloroso e requer anestesia. Uma alternativa mais recente é a hemorroidopexia por grampeamento que trata as hemorróidas de prolapso e sangramento.