Sangue nas fezes é muitas vezes notado pela primeira vez quando vê pequenas quantidades de sangue ao ir ao banheiro. Também pode aperceberse de algumas gotas de sangue vermelho e brilhante no papel higiênico. Sangue nas fezes ou sinais de sangue na área anal é um sinal típico de hemorróidas. Também podem ser um sinal de fissura anal ou dum corte na pele externa do ânus, onde as fezes passam. Sangue nas fezes é uma ocorrência muito comum, mas nem sempre significa que seja causada apenas por hemorróidas ou uma fissura anal. Se observar gotas de sangue na sanita ou no papel, não hesite em consultar um médico ou um clínico geral para descobrir a causa do sangue nas fezes.
Em geral, sangue nas fezes significa que está vindo de algum lugar perto do ânus. Um sangue vermelho mais escuro, que também é pegajoso, pode significar que vem do seu sistema digestivo. A hemorragia causada por uma anomalia no seu aparelho digestivo pode causar fezes escuras ou fezes coloridas. Este tipo de fezes, também conhecido como malena, pode exigir consulta imediata com um médico ou um clínico geral.
Causas comuns e possíveis de sangue nas fezes
Aqui estão algumas das causas mais comuns e possíveis de sangue nas fezes ou hemorragia retal. Enquanto a lista é abrangente, não se diagnostique a si mesmo e obtenha conclusões precipitadas. É melhor consultar um médico para um diagnóstico adequado.
Hemorróidas
As hemorróidas são caraterizadas por vasos sanguíneos inchados ao redor do reto. É uma das condições mais comuns e afeta milhões de pessoas em todo o mundo. As hemorróidas também são descritas como varizes do ânus, quando as veias do o ânus e ao redor do reto incham. Podem ser tanto hemorróidas externas ou internas. As hemorróidas internas desenvolvem-se dentro do ânus, logo abaixo do revestimento da membrana mucosa. São muitas vezes indolores e apenas sobressaem durante a evacuação. Podem doer se tornarem completamente em prolapso. As hemorróidas externas são desconfortáveis e podem ser dolorosas uma vez que a pele sobrejacente fica irritada e erodida. O coágulo de sangue também pode dissolver-se, deixando um excesso de pele que pode provocar irritação e comichão.
Fissura anal
Uma fissura anal é um pequeno rasgo em forma oval em torno da abertura do ânus. É muitas vezes confundida com hemorróidas pois os sintomas de ambos são semelhantes. Tal como nas hemorróidas, a fissura anal provoca coceira, sangue nas fezes e dor durante a evacuação. As fissuras, no entanto, são muitas vezes mais dolorosas do que as hemorróidas. A maioria das pessoas que sofrem de fissura anal ficam com medo de defecar ou de ter um movimento intestinal devido à dor.
O sangue de uma fissura anal é vermelho brilhante. O sangramento para rapidamente e também faz com que sinta que precisa de passar fezes, mesmo de intestino vazio. Ao contrário das hemorróidas, que podem exigir uma cirurgia se piorarem, a fissura anal, muitas vezes cura-se e vai-se embora por conta própria depois de algumas semanas.
Câncer de cólon
Sangue nas fezes também pode ser um sintoma de cancer subjacente, o mais comum dos quais é do intestino ou do cancro colorretal, um tipo de doença que afeta as células que revestem o tubo muscular longo no trato digestivo que é o intestino. Também conhecido como cancer de intestino se desenvolve quando uma das células em mutação do cólon forma um amontoado de células malignas. O sangramento retal é o sintoma mais comum de câncer de cólon.
Pólipos
Durante os primeiros estágios do câncer de cólon, as células mutantes primeiro produzem um aglomerado de células anormais ou uma série de pólipos no intestino. Os pólipos formados no revestimento interno do ânus muitas vezes provocam sangue nas fezes, muco misturado com fezes, diarreia, e prisão de ventre.
Câncer de estômago
Também chamado de câncer gástrico, o cancêr do estômago ocorre quando se forma um tumor maligno no revestimento interno do estômago. O câncer de estômago em estágio avançado pode levar a fezes com sangue que parecem alcatrão e pretas.
Melanoma
Uma forma de câncer de pele, os primeiros sintomas de melanoma incluem uma toupeira que muda de cor e de textura ou uma mancha que provoca coceira, crosta, dor, desvanecimento, ou sangramento. Pessoas com estágio 2 de melanoma podem notar sangue nas fezes muitas vezes acompanhada de dor abdominal durante a evacuação.
Gastroenterite
A gastroenterite é uma infeção do intestino delgado frequentemente causada por um vírus. Os principais sintomas incluem vômitos, diarréia, e fezes soltas com sangue. Os casos mais leves de gastroenterite requerem pouco ou nenhum tratamento médico, contudo o sangue nas fezes poderá precisar de cuidados médicos.
Angiodisplasia
Mais comumente diagnosticada em pessoas idosas, a angiodisplasia do cólon é caraterizada por vasos sanguíneos frágeis e inchados no cólon que muitas vezes causam sangue nas fezes durante a evacuação. As pessoas com angiodisplasias muitas vezes perdem sangue a partir do trato gastrointestinal.
Doença diverticular
A doença diverticular ocorre quando pequenas bolsas ou sacos se formam na área frágil perto da parede do cólon. Estas bolsas são chamadas divertículos e ocorre o sangramento quando os pequenos vasos sanguíneos em torno destes sacos explodem devido à inflamação e infeção.
Doença de Crohn
A doença de Crohn é uma doença inflamatória do intestino que pode afetar o intestino delgado, as paredes do cólon, ou a parede do intestino. Um dos seus sintomas é o sangue nas fezes e ocorre quando o alimento no trato gastrointestinal faz com que o tecido inflamado sangre.
Colite ulcerativa
A inflamação crônica do intestino grosso e do reto, colite ulcerativa, é caraterizada por remissões periódicas e ardores de pequenos abscessos e úlceras pequenas no cólon e reto. As remissões causam sangue nas fezes, diarreia, dor abdominal, e outros sintomas.
Febre amarela
A doença é transmitida por mosquitos infetados, sendo o sintomas mai comum da febre amarela o sangue nas fezes. As fezes são normalmente pretas e cor de alcatrão. As pessoas infetadas com a febre amarela também podem vomitar sangue negro.
Colite
A colite é a inflamação do revestimento interno do cólon e é frequentemente causada por infeção, isquémica, colite microscópica, ou movimento inflamatório intestinal. As pessoas com colite podem sentir dor abdominal e diarréia com ou sem sangue.
Púrpura trombocitopênica idiopática
Simplesmente referida como ITP, é uma condição hemorrágica causada pela baixa contagem de fragmentos de células do sangue chamadas plaquetas. Pode não ter nenhum sintoma, mas sinais típicos incluem sangue nas fezes, hematomas excessivos ou de fácil aparecimento, e o sangramento prolongado de cortes.
Úlcera péptica
Uma úlcera péptica pode causar sangramento no esôfago ou estômago. Também pode fazer com que vomite sangue.
Problemas na traqueia
É um dos sintomas mais ignorados do cancro do esófago e da traqueia, em que um nódulo ou tumor se desenvolve na traqueia. O câncer do esôfago pode causar sangramento no esôfago e o sangue passa através do trato GI provocando sangue nas fezes.